quinta-feira, abril 22, 2004

pequeno dossiê das coisas que dão errado

Não adianta. Tem coisas que sempre, inevitavelmente, dão errado. Por mais que pudesse/devesse haver uma exceção, não há. Sempre dão.
Estava eu, esses dias, num dia ruim, tomando um banho-revitalizante-de-horas-e-horas pensando nas tais "coisas". Dividi-as em categorias, e eis algumas:

Coisas afetivo-amorosas que dão errado:

- Relacionamentos que começam no fim de outros. Sempre dão errado. É só terminar com alguém pra ficar com outra pessoa que - dito e feito! - você vai ser chutado por essa segunda pessoa.
- "Ficadas esporádicas (sem envolvimento emocional)". Não só é algo que dá errado como é lenda. Não existe. Um dos lados sempre se fode e Murphy quer que seja você. Sempre.
- Namoros que implicam mudanças. "Malzaço". Definitivamente não dá certo começar coisas pensando em "só umas cinco coisinhas" que você precisa mudar na pessoa. Ela não vai mudar. Você vai se irritar. Vai ser um saco. Você vai terminar e vai sair como o "lado mau" da história.
- Relacionamentos com pessoas que não ouvem o mesmo tipo de música que você. Jamais. Não tem como. Imagina se a pessoa tem a idéia de, numa noite romântica, deixar um forrózinho tocando "ao fundo". Imagina como vai ser "sair" com essa pessoa. A "música de vocês" vai acabar sendo "More Than Words". Sério. É um erro no qual não dá pra cair.

***


parágrafo único: "palavras" que fazem dar errado:

- Qualquer sentença, com valor jurídico ou não, que tiver a expressão "para sempre" (ou variáveis de significado semelhante) vai dar errado.

***


Coisas acadêmicas ou profissionais que dão errado:

- Fazer trabalho de madrugada. Com exceções, não dá certo. Tem o sono ou tem coisas melhores pra fazer. E, obviamente, em cima da hora, vai surgir a festa que você estava esperando há muito tempo, e vai - coincidência! - ser na madrugada em que você ía fazer o trabalho. Que é pro dia seguinte.
- No trabalho, mais de uma pessoa usando um mesmo computador dá errado. Você pode ter certeza que não foi o responsável pelos milhões de vírus que o computador "abriga". Mas isso não faz aquele seu projeto gigante reaparecer. Foda, né. É.
- Conviver socialmente com pessoas com quem se trabalha dá errado. Alguém sempre vai estar mais bêbado e falar mais coisas que não devia e ficar mais desconcertado no ambiente de trabalho no dia seguinte.

***


parágrafo único: "palavras" que fazem dar errado:

- Academicamente ou profissionalmente a frase "Eu aprendo rápido.", como uma resposta à inexperiência ou desconhecimento de um determinado assunto, é garantia de que vai dar errado.

***


Planos a médio e longo prazo (que) dão errado:
Principais expressões:

- "Ano que vem isso vai mudar."
- "Se a gente não casar até os 25..."
- "Quando eu for profissional, eu não vou me "vender" assim!"
- "Vou viver a vida loucamente agora. Depois eu penso no resto."

...

É, tem muito mais.
Mas hoje eu tenho 2 empregos e 2 (ou seriam 3? ou 4?) trabalhos pra fazer. (E isso é mais uma dessas coisas que dá errado.)

Nenhum comentário: