quinta-feira, março 21, 2002

Enquanto eu penso em você...

Será que se eu escrevesse um livro entitulado "Os 110 Melhores Motivos Para Odiar os Estados Unidos" ele seria publicado?

A "última" dos donos do mundo:

Liderando a organização do TNP ou Tratado de Não-Proliferação Nuclear os Estados Unidos lutaram, durante décadas, para conseguir o maior número possível de países membros do mesmo, que restringe a fabricação e uso de Bombas Atômicas às grandes potências e à Índia, Paquistão e Israel. "Como sempre" os Estados Unidos foram vitoriosos em sua luta, conseguindo a assinatura de políticos e/ou representantes de 186 países. Para conquistá-los, os EUA assumiram, em 1978, o compromisso de não atacar, com armas nucleares, os países que não produzissem o mesmo armamento, a menos que o país a ser atacado fosse filiado a uma das grandes potências nucleares. Acontece que, na semana passada, o Departamento de Defesa americano, (obviamente) sem consultar os demais países signatários do acordo, ampliou seus próprios "direitos", criando novas circunstâncias que tornariam justificáveis os ataques nucleares. O Departamento incluiu na lista de possíveis alvos os seguintes países: Iraque, Coréia do Norte, Irã, Síria e Líbia, todos signatários do TNP, além de explicitar a também inclusão da China e da Rússia. Apesar de a China e a Rússia possuírem armamento nuclear, vale lembrar a cooperação tanto da Rússia quanto da China com os Estados Unidos após o ataque de 11 de setembro. O governo chinês alegou estar chocado, com razão. A Rússia, como consta, foi um dos primeiros, senão o primeiro país a colaborar com os EUA na ocasião do ataque, permitindo que tropas americanas se instalassem em território russo. Os EUA alegam que os 7 países abrigam o terrorismo e desenvolvem armas de destruição maciça.
É incrível onde chega a hipocrisia americana... Insistindo e até chantageando outros países para que estes assinem acordos que os próprios EUA não cumprem. Indignante e revoltante não só àqueles que, desde o princípio, eram contra o Tratado. Países como o Brasil se vêem ameaçados, por poderem se tornar um alvo potencial diante de qualquer ataque de loucura do governo americano, e não possuirem armamento para se proteger.

E novamente todos os países que anseiam somente por um mundo livre de armas nucleares, tendo confiado na promessa de desarmamento das grandes potências, saem perdendo. É... Quem mandou não sermos um dos grandes?

Nenhum comentário: